Setor de casa e decoração movimenta R$ 109 bilhões por ano

O setor de casa e decoração é um dos mais dinâmicos da economia brasileira, movimentando R$ 109 bilhões por ano. Esse valor corresponde a cerca de 1% do PIB do país.

O setor é composto por uma ampla gama de atividades, incluindo a fabricação de móveis, eletrodomésticos, artigos de decoração, construção civil e serviços de arquitetura e design de interiores.

O crescimento do setor de casa e decoração é impulsionado por diversos fatores, como o aumento da renda da população, a busca por um maior conforto e bem-estar e a crescente importância da decoração na valorização do imóvel.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Móveis (ANAMACO), as vendas de móveis no Brasil cresceram 10,5% em 2022. Esse crescimento foi impulsionado pela demanda por móveis novos, em função da pandemia de COVID-19, que levou muitas pessoas a passar mais tempo em casa.

O setor de casa e decoração também é importante para a geração de empregos. De acordo com o Ministério da Economia, o setor emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil.

Principais tendências do setor

O setor de casa e decoração está em constante evolução, acompanhando as tendências da moda e do design. Algumas das principais tendências do setor para os próximos anos incluem:

  • A ascensão do design sustentável: os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, e isso está se refletindo nas escolhas de produtos de casa e decoração. Os consumidores estão optando por produtos feitos com materiais sustentáveis, como madeira certificada e materiais reciclados.
  • A importância da personalização: os consumidores querem criar ambientes únicos e personalizados, e isso está levando ao aumento da demanda por produtos personalizados. Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos que possam ser adaptados às suas necessidades e preferências.
  • A crescente importância da tecnologia: a tecnologia está transformando o setor de casa e decoração. Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos inteligentes, que podem ser controlados por meio de dispositivos móveis.

Impacto da pandemia de COVID-19

A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo no setor de casa e decoração. O aumento da demanda por móveis novos, em função do tempo extra que as pessoas passaram em casa, foi parcialmente compensado pela queda nas vendas de móveis para escritórios e hotéis.

No entanto, o setor de casa e decoração mostrou uma forte recuperação em 2022, com as vendas crescendo 10,5%. Esse crescimento foi impulsionado pela retomada da economia e pelo aumento da renda da população.

Perspectivas para o futuro

O setor de casa e decoração é um setor promissor, com boas perspectivas para o futuro. O aumento da renda da população, a busca por um maior conforto e bem-estar e a crescente importância da decoração na valorização do imóvel são fatores que devem impulsionar o crescimento do setor nos próximos anos.

Programe-se:
Design & Conforto – feira de móveis e decoração
24 a 27 de agosto de 2023
Quinta e sexta-feira( 24 e 25) das 14h às 21h
Sábado e domingo( 26 e 27), das 10h às 21h
Centreventos Itajaí – Av. Min. Victor Konder, 303 – Centro.
Entrada Gratuita | Evento Pet Friendly | Espaço Kids | Evento coberto